Jornalista diz que Gilmar Mendes tenta se proteger da sociedade

O jornalista Luciano Barreto, da CNN, afirmou, nesta quinta-feira (4), no programa Análise WW, em São Paulo, que o ministro Gilmar Mendes trabalha para “se proteger da sociedade” ao decidir que apenas a PGR pode apresentar pedido de impeachment contra ministros do STF.

Barreto comentou que a medida reduz o espaço de ação do Senado e surge em meio a críticas de que a Corte busca limitar pressões externas.

– Olha, eu acho que uma dica para responder essa pergunta é o que essa decisão do Gilmar tentou antecipar. Ele tenta antecipar um Senado mais hostil. E aí, no fundo, o que a gente vê não é o STF tentando se proteger do Congresso – disse.

– Eu acho que, no fundo, o STF trabalhou, hoje o Gilmar Mendes trabalhou, para se proteger da sociedade. Porque o que ele está pressupondo é que a sociedade vai eleger um Congresso cuja agenda, especialmente no Senado, a agenda que vai ser discutida na eleição tem a ver com o STF – disse o jornalista.

E continuou:.

– Para que esses possíveis eleitos cumpram suas promessas vai ter que haver algum processo de depuração, investigação sobre condutas de ministros do STF e isso pode desaguar num processo de impeachment. O STF não está se protegendo do Senado, ele está se protegendo da sociedade. E isso me parece um retrocesso do ponto de vista da conservação e da preservação da autoridade democrática.

A decisão de Mendes ocorre enquanto analistas apontam que ministros temem a chegada de novos senadores, em 2027, dispostos a pautar pedidos de impeachment contra integrantes da Suprema Corte.

Pleno News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

Rubens Paiva o Mártir que Matou muita gente

USAID FRAUDOU AS ELEIÇÕES DO BRASIL E AS CHAMOU DE “AÍD”