O jornalista Luciano Barreto, da CNN, afirmou, nesta quinta-feira (4), no programa Análise WW, em São Paulo, que o ministro Gilmar Mendes trabalha para “se proteger da sociedade” ao decidir que apenas a PGR pode apresentar pedido de impeachment contra ministros do STF.
Barreto comentou que a medida reduz o espaço de ação do Senado e surge em meio a críticas de que a Corte busca limitar pressões externas.
– Olha, eu acho que uma dica para responder essa pergunta é o que essa decisão do Gilmar tentou antecipar. Ele tenta antecipar um Senado mais hostil. E aí, no fundo, o que a gente vê não é o STF tentando se proteger do Congresso – disse.
– Eu acho que, no fundo, o STF trabalhou, hoje o Gilmar Mendes trabalhou, para se proteger da sociedade. Porque o que ele está pressupondo é que a sociedade vai eleger um Congresso cuja agenda, especialmente no Senado, a agenda que vai ser discutida na eleição tem a ver com o STF – disse o jornalista.
E continuou:.
– Para que esses possíveis eleitos cumpram suas promessas vai ter que haver algum processo de depuração, investigação sobre condutas de ministros do STF e isso pode desaguar num processo de impeachment. O STF não está se protegendo do Senado, ele está se protegendo da sociedade. E isso me parece um retrocesso do ponto de vista da conservação e da preservação da autoridade democrática.
A decisão de Mendes ocorre enquanto analistas apontam que ministros temem a chegada de novos senadores, em 2027, dispostos a pautar pedidos de impeachment contra integrantes da Suprema Corte.
Pleno News
Comentários
Postar um comentário