Toffoli coloca pedido de defesa de Vorcaro ao STF em sigilo máximo

 

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que tramite sob sigilo máximo uma ação apresentada pela defesa de Daniel Vorcaro, do Banco Master, na Suprema Corte. A medida endurece o nível de restrição do processo, que já corria em segredo de Justiça desde que foi protocolado. A reclamação questiona a operação autorizada pela Justiça Federal de Brasília que levou Vorcaro à prisão.

A medida faz com que nem mesmo informações básicas do processo no sistema do STF, como as letras iniciais dos nomes das partes, a lista completa dos advogados ou o registro de movimentações processuais fiquem disponíveis ao público. Com o novo status, apenas os defensores constituídos, o Ministério Público — quando intimado — e alguns servidores do gabinete de Toffoli possam acompanhar o andamento.

A decisão foi tomada na última sexta-feira (28), um dia depois de vir a público que a defesa do empresário havia levado o caso ao Supremo. Os advogados alegam que a Justiça Federal do DF não teria competência para conduzir a investigação, pois um contrato imobiliário apreendido pela PF cita o deputado João Carlos Bacelar (PL-BA), o que abre margem para o STF analisar o caso.

A Corte informou que, conforme resolução interna, cabe ao relator definir o nível de sigilo das ações, podendo revisar a classificação a qualquer momento. O atual nível de publicidade do processo também torna impossível, ao público em geral, obter informações sobre o andamento processual no site do STF, como a entrada de novas petições e até mesmo a existência de decisões judiciais.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, Toffoli esteve em Londres, no ano passado, para participar de um fórum jurídico patrocinado pelo Banco Master, instituição controlada por Vorcaro, e até hoje não esclareceu quem foi responsável por suas despesas de viagem e hospedagem durante o evento realizado no The Peninsula, hotel de luxo com diárias próximas de R$ 6 mil.

O encontro reuniu também outros ministros do STF, entre eles Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, cuja esposa, Viviane Barci, foi contratada pelo Master para atuar como advogada.

Pleno News

Tem que blindar, STF de rabo preso!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

Rubens Paiva o Mártir que Matou muita gente

USAID FRAUDOU AS ELEIÇÕES DO BRASIL E AS CHAMOU DE “AÍD”