Enredo de Carnaval em 2026, Lula na avenida divide o Planalto

Recém-chegada ao Grupo Especial do Carnaval carioca, a “elite” dessa festa, a escola de samba Acadêmicos de Niterói aposta alto, num enredo que já polemiza e que, se por um lado empolga petistas e admiradores do presidente da República, por outro causa receio e dúvidas se a homenagem pode prejudicar uma tentativa de reeleição, com acusações de uma propaganda eleitoral antecipada, além do risco de uso de verba pública para custear o desfile.

O homenageado da escola é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no enredo intitulado “Do alto do Mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”. A Acadêmicos de Niterói vai abrir o desfile do domingo de Carnaval de 2026, no Sambódromo, num dia que terão ainda Mangueira, Portela e Imperatriz. Em pleno ano eleitoral. A escola desfilará com 3.600 integrantes.

Autoridades do governo, familiares do presidente e amigos estão ajudando na construção do enredo, não só dando detalhes da vida de Lula, como participando de ensaio na quadra. Mas a presença de Lula na avenida Marquês de Sapucaí, em cima de um carro alegórico, não apenas é dúvida, como divide o Palácio do Planalto.

Afinal, são muitas as perguntas: Lula vai? Se for, será vaiado? Será aplaudido? E os riscos de uma exposição desse tamanho? Como enfrentar as inevitáveis críticas e ataques da oposição? A homenagem por si só não basta? Lula não pode ficar num camarote?

O presidente da escola, o historiador Wallace Palhares, esteve nesta última semana em Brasília, circulou por gabinetes e conversou com aliados do presidente. Um dos encontros foi com Clara Ant, muito próxima de Lula, e assessora especial do Gabinete Pessoal do presidente. Ela é autora de uma biografia do petista e tem ajudado na construção do enredo.

Palhares conversou com o MyNews e ele próprio não tem a resposta se Lula irá ou não. Ao mesmo tempo que afirma estar trabalhando pela presença de Lula no Sambódromo, desfilando, o dirigente da escola diz que sabe da necessidade de preservar a integridade do presidente da República, ainda mais num ambiente de tumulto.

“Estamos trabalhando para ele ir, mas sabemos que tem os dois lados. Uma coisa é o Wallace entusiasta, mas que também se preocupa com a integridade do presidente, a preocupação com violência e tumulto na hora. Todo mundo querendo vê-lo, se aproximar. E um espetáculo a céu aberto, com muitos componentes. É estar entre a cruz e a espada”, disse Palhares, que ainda não teve pessoalmente com Lula, quando espera fazer o convite e ouvir sua resposta.

No Planalto, Lula ouve argumentos prós e contras. Entre os prós, o de que o ambiente de Carnaval é mais frequentado por pessoas com perfil de simpatia a ele ou mais neutra, do que o contrário. Os contras, é que é um ambiente incontrolável e tudo pode acontecer. E o risco de uma sonora vaia, que pode ter consequências para suas pretensões de reeleição. Além da acusação de propaganda antecipada e um processo na Justiça Eleitoral.

“Sabemos da preocupação e responsabilidade. Jamais vai ser fazer propaganda antecipada, o intuito não é esse, mas de homenagear um brasileiro com uma história como a dele, que saiu de Garanhuns, se tornou um líder sindical e hoje é presidente da República. Uma história inspiradora que vamos contar no desfile.

O carro alegórico

Se Lula por acaso aceitar desfilar, e no alto de um carro alegórico, o MyNews apurou onde: no carro simulando uma grande árvore, a mulungu do enredo, que em relação com a infância do presidente. Ele subia nessa árvore em Garanhuns e, lá em cima, brincava de ser um rei.

“Ele subia lá e se sentia um rei. Vamos devolver esse reinado a ele”.

A escola ainda não tem o samba-enredo. A ala de compositores quer ninguém menos que Chico Buarque, amigo de Lula e seu apoiador há décadas, como autor da música. Chico teria recusado, para não tirar o brilho dos compositores da escola.

“A ala de compositores fez o convite ao Chico, e não interfiro. Seria uma grande honra. Tem o Seu Jorge também, que foi convidado”.

Na sua passagem por Brasília, Palhares afirmou que se todas autoridades, políticos e petistas que disseram que irão ao desfile, não terá vaga para todos.

“Estou ficando até preocupado, onde colocar tanta gente”

Canal My News

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

Rubens Paiva o Mártir que Matou muita gente

USAID FRAUDOU AS ELEIÇÕES DO BRASIL E AS CHAMOU DE “AÍD”