Datafolha, a vergonha que não se conserta!

Os “canhotas” de todas as matizes comemoraram e soltaram foguetes, afirmando que já venceram as eleições.

Rapidamente as TVs abertas e fechadas repercutiram ao dados do Datafolha.

A GloboNews e a CNN passaram toda programação repetindo a pesquisa, fazendo mesas redondas e explicando porque a eleição já havia terminado.

“Os Especialistas” decretaram que falta apenas Lula receber a faixa presidencial.

Segundo esses jornais, a pesquisa Datafolha ouviu 2.556 pessoas nos dias 25 e 26 de maio em 181 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.

A tal pesquisa ouviu moradores de 181 cidades e 2.556 pessoas dessas cidades. Isso significa que a pesquisa ouviu 14 eleitores de cada uma das 181 cidades. Para achar esse número basta dividir: 2.556 (número de pessoas consultadas) por 181 (número de municípios). Ficando assim: 2.556 divido por 181 = 14,121 eleitores.

Sim amigos, 14 eleitores foram perguntados em cada uma dessas 181 cidades! 14 cidadãos! Sobrando exatamente 5.387 cidades onde nenhum eleitor foi perguntado.

Façamos uma rápida simulação: Digamos que uma dessas cidades da pesquisa Datafolha tenha apenas 5 mil eleitores e apenas 14 pessoas foram sobre eleições nessa cidade, sobrando para dar opiniões 4.986 eleitores. É possível que alguém, em sã consciência, diga que a opinião dessas 14 pessoas é a opinião de 5 mil eleitores da cidade?

Isso não serve para pesquisa nem para padaria do bairro de uma dessas cidades!

E o Datafolha ainda afirma que Lula vence em todos os cenários e em todas as categorias. Um espanto!

Um país que tem 5.570 cidades, algumas com 10 milhões de habitantes (São Paulo), outras 17 cidades com mais de 1 milhão de habitantes, outras 200 grandes cidades, cuja a menor entre essas 200 cidades (Jaú – SP) tem 14 mil habitantes e o Datafolha e seus especialistas consultam 14 pessoas em 181 cidades e dizem que Lula já ganhou a eleição, é muita cara de pau, muita petulância, falta de caráter, desonestidade intelectual ou uma grande perda de tempo.

Só pra chatear, trago a vocês, a pesquisa do mesmo Datafolha, datada de 28 de setembro de 2018, faltando poucos dias para a eleição presidencial. O site UOL berrava em sua manchete:

Datafolha: Bolsonaro perde em todos os cenários de 2º turno; Ciro vence Haddad – Do UOL, em São Paulo: 28/09/2018, 21hs 24 min.

O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, ficou atrás em todas as simulações de segundo turno feitas pelo Datafolha em pesquisa divulgada nesta sexta feira (28).

Ciro é o único que vence em todas as simulações em que aparece. Além de Bolsonaro, ele supera Hadadd e Alckmin. Marina não foi incluída nos cenários da pesquisa de hoje.

Haddad x Bolsonaro: Haddad 45% - Bolsonaro 39%.

Alckmin x Bolsonaro: Alckmin 45% - Bolsonaro 38%.

Ciro x Bolsonaro: Ciro 48% - Bolsonaro 38%.

Haddad x Alckmin: Haddad 39% - Alckmin 39%.

Ciro x Alckmin: Ciro 42% - Alckmin 36%.

Ciro x Haddad: Ciro 41% - Haddad 35%.

No primeiro turno, segundo o Datafolha, Bolsonaro tem 28% das intenções de voto, seguido por Haddad (22%), Ciro (11), Alckmin (10) e Marina (5%). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O Datafolha entrevistou 9 mil eleitores em 343 municípios entre os dias 26 e 28 de setembro. A pesquisa foi contratada pela Rede Globo e pelo Jornal Folha de São Paulo e registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR – 08687/2018.

O nível de confiança na pesquisa é de 95%. Segundo o Datafolha, isto significa que, considerando a margem de erro, a chance do resultado retratar a realidade é de 95%.

Errou tudo e não acertou nada! Confira o resultado da patacoada:

- Bolsonaro venceu no primeiro turno com 46% dos votos válidos, e Haddad, com 29%, foram ao segundo turno.

No segundo turno:

- Bolsonaro teve 55,13% dos votos válidos; seu adversário, Fernando Haddad (PT) ficou com 44,87%.

Bolsonaro foi eleito com 57,7 milhões de votos em 2018.

Este ano se repete a mesma tentativa espúria do jornal influenciar o resultado das eleições através do seu instituto de pesquisas.

Que vergonha Datafolha!

Carlos Sampaio - Jornal da Cidade On Line

Professor. Pós-graduação em “Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual”. Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

PL corre sério risco de não eleger seus candidatos no Rio de Janeiro

NÃO FOI A ENCHENTE QUE MATOU AS PESSOAS