Exército apanha nas redes sociais e preocupa militares: "não há comentários positivos"

Uma postagem no Twitter realizada pelo Exército Brasileiro em 30 de outubro as 14:30, informou sobre a chegada de militares do @usarmy ao Brasil para o Exercício #CORE23 / Southern Vanguard 24.

A reação do público a essa notícia foi majoritariamente negativa. Uma análise de sentimentos realizada com o auxílio de um sistema de Inteligência Artificial de ponta com capacidade de processamento massivo, revelou que a maioria dos comentários expressava sentimentos negativos em relação à cooperação entre as Forças Armadas brasileiras e os militares dos EUA.

Resposta da IA: ” Embora alguns comentários sejam neutros ou simplesmente questionem a situação sem expressar uma opinião clara, não foram identificados comentários claramente positivos sobre a operação conjunta com os militares norte americanos. A opinião majoritária detectada nos campos de comentários é de desaprovação e preocupação com a cooperação militar no que diz respeito à defesa nacional. Muitos vêem a colaboração como uma ameaça à soberania do Brasil, enquanto outros questionam a integridade e a lealdade das Forças Armadas brasileiras. Palavras como “vergonha”, “covardes”, “traidores” e “melancias” foram frequentemente usadas para descrever a insatisfação com a situação. Muitos questionaram a lealdade das Forças Armadas brasileiras, acusando-as de “trair” o país ao colaborar com os EUA.“

O termo melancia remete a cor verde por fora e vermelho por dentro, o significado seria “militar comunista”. Em algumas postagens os usuários do Twitter utilizaram imagens elaboradas por Inteligência artificial.

Em um cenário político como o atual, onde a soberania nacional e a integridade das instituições são temas recorrentes, a reação do público a essa cooperação militar é um claro reflexo das tensões e desconfianças existentes.

Concluindo: A cooperação militar entre Brasil e EUA, embora tenha objetivos claros de aprimoramento e interoperabilidade, foi recebida com desconfiança e desaprovação por uma parcela significativa da população. O número de comentários majoritariamente contrário ao discurso do Exército deixa claro que a força está perdendo terreno na batalha para emplacar narrativas favoráveis às Forças Armadas nas redes sociais.

Revista Sociedade Militar


Nosso Exercito, antes uma das instituições mais confiáveis, hoje jogado na mesma lixeira comum aos demais lixos dos Poderes Constituídos.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

PL corre sério risco de não eleger seus candidatos no Rio de Janeiro

NÃO FOI A ENCHENTE QUE MATOU AS PESSOAS