Folha de S.Paulo: ‘Lula sabota o país’

Em editorial publicado na edição deste sábado, 28, a Folha de S. Paulo afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sabota o país ao ignorar a necessidade de cortar gastos públicos e reduzir o déficit fiscal em 2024 e nos próximos anos.

Na sexta-feira 27,o petista afirmou a jornalistas que não haverá déficit zero em 2024, ao contrário do que prometia a equipe econômica, porque não haverá cortes “em investimentos e obras”. Demonstrando desconhecimento, afirma aFolha, Lula ainda disse que “o mercado é ganancioso demais e fica cobrando uma meta que eles sabem que não vai ser cumprida”.

“Trata-se de fantasia e desinformação deliberada”, acusa o jornal. “Recusar mais déficit não é ganância; ganância com ganhos para os mais ricos haverá com crescimento do déficit. O governo federal terá de expandir a tomada de empréstimos a taxas elevadas — até mesmo por esse tipo de declaração do presidente.”

Adotando um tom elogioso ao ministro da Fazenda, que tem “trabalhado para conter o crescimento de déficit e dívida do governo”, a Folha diz que “Fernando Haddad talvez não imaginasse que o próprio presidente da República disparasse um torpedo contra o projeto já não muito rigoroso de estabilização das contas públicas”, em referência ao arcabouço fiscal.

Segundo o editorial, “a fala de Lula se junta a esse ímpeto parlamentar destrutivo”, referindo-se a projetos propostos por deputados ou leis aprovadas no Congresso “para aumentar a despesa ou reduzir a receita”. “O presidente parece se comportar como um prefeito desinformado ou um deputado paroquial, para quem governar é inaugurar obras, sem se importar com consequências”, critica a Folha.

Para finalizar, o texto afirma que o desprezo por uma meta necessária e definida em projeto de lei, cria e antecipa problemas. “Que fique claro: Lula não está propondo um programa econômico controverso, está sabotando o próprio governo. Além de danoso, é incompreensível”, conclui o jornal.

Terra Brasil Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

PL corre sério risco de não eleger seus candidatos no Rio de Janeiro

NÃO FOI A ENCHENTE QUE MATOU AS PESSOAS