A Meta, empresa proprietária do Instagram e Facebook, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a localização do jornalista Oswaldo Eustáquio, que está foragido há um ano e meio de uma ordem de prisão emitida pelo ministro Alexandre de Moraes. Os dados revelaram que Eustáquio estava em duas cidades espanholas. Atualmente, ele permanece livre na Espanha, onde solicitou asilo.
Os dados foram passados ao STF em outubro do ano passado, um mês após Moraes fazer a determinação para que a Meta fornecesse informações detalhadas de três perfis de Eustáquio no Instagram, incluindo localização, número de celular, aparelhos utilizados e datas de acesso.
A Polícia Federal (PF) analisou os documentos fornecidos pela empresa com sede nos Estados Unidos e enviou um relatório a Moraes em outubro. Os registros indicavam que os perfis de Eustáquio no Instagram haviam sido acessados recentemente em Madri e Castelló de la Plana, na Espanha. Segundo a PF, Eustáquio teria cometido diversas fraudes para chegar à Espanha. As informações são do Metrópoles.
A confirmação foi feita em dezembro, quando o jornalista conseguiu asilo na Espanha. Atualmente, ele reside em Yeles, a 40 quilômetros de Madri, conforme registros do Ministério do Interior espanhol.
Pleno News
Comentários
Postar um comentário