Governo Federal se recusa a dar informações sobre viagem de Janja para Nova York

 

A assessoria de Janja inicialmente disse que ela ficou na casa de terceiros, mas depois afirmou que a hospedagem foi na residência oficial brasileira em Nova York. (Instagram/janjalula)

O governo federal se recusou a fornecer informações completas sobre a viagem da primeira-dama, Rosângela Silva, a Janja, para Nova York em março deste ano. Foram negados dados sobre hospedagem, valores gastos e a fonte dos recursos, mesmo após três pedidos feitos via Lei de Acesso à Informação (LAI). A Controladoria-Geral da União (CGU) adiou a análise do último recurso para 1º de outubro, alegando que o assunto é complexo.


A primeira-dama vai acompanhou Lula durante a agenda da Assembleia-Geral da ONU, mas chegou com dias de antecedência para alguns compromissos.

Janja foi a Nova York para participar da 68ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher, representando o Ministério das Mulheres. Ela foi designada pelo presidente Lula para participar como socióloga. A primeira-dama está novamente em Nova York, agora acompanhando Lula na Assembleia-Geral da ONU.A Folha de S.Paulo solicitou os dados da viagem desde abril. O Ministério das Mulheres informou que cobriu apenas passagens e seguro viagem, sem diárias para hospedagem e alimentação. O painel de viagens do governo mostra que as passagens de ida e volta entre Brasília e Nova York custaram R$ 43,4 mil.

As respostas sobre hospedagem foram contraditórias. A assessoria de Janja inicialmente disse que ela ficou na casa de terceiros, mas depois afirmou que a hospedagem foi na residência oficial brasileira em Nova York. 


O Palácio do Planalto encaminhou o pedido ao Ministério das Mulheres e negou outras informações. A justificativa para a recusa foi a segurança de autoridades e seus familiares, conforme alegou o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), que confirmou as decisões anteriores. A Secretaria de Comunicação (Secom) afirmou que os pedidos de informações via LAI são respondidos conforme o processo. Mesmo assim, os detalhes da hospedagem e custos continuam sem resposta.


Já em uma viagem a Paris em julho, o Planalto respondeu prontamente à LAI e informou que Janja ficou na residência oficial do embaixador brasileiro.


O Liberal


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

PL corre sério risco de não eleger seus candidatos no Rio de Janeiro

NÃO FOI A ENCHENTE QUE MATOU AS PESSOAS