Condecoração de Eduardo Paes pela Brigada Paraquedista provoca reação negativa de internautas

 

A condecoração do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, com a Medalha do Mérito Aeroterrestre da Brigada de Infantaria Paraquedista, em cerimônia realizada nessa terça-feira (15/07/2025) gerou forte repercussão entre os seguidores da Revista Sociedade Militar no Instagram, que são em maioria militares e ex-militares. A publicação que noticiou a homenagem recebeu centenas de comentários, majoritariamente críticos, levantando questionamentos sobre os critérios adotados pelo Exército Brasileiro ao conceder honrarias para autoridades civis.

Na postagem, Eduardo Paes escreveu:
“Tive a honra de receber hoje do General Emílio a medalha do Mérito Terrestre da Brigada de Infantaria Paraquedista! Muito obrigado pela homenagem!”. Note-se que o prefeito se referiu à condecoração de forma equivocada. Se trata da medalha Mérito AEROTERRESTRE da Brigada de Infantaria Paraquedista.

O perfil da Revista Sociedade Militar publicou nota com o seguinte texto:
“Infantaria Paraquedista presta homenagem para Eduardo Paes, que foi citado como ‘mais carioca dos cariocas’. Qual a sua impressão sobre isso…”

A ordem de serviço lida na entrega da honraria citou ainda o prefeito carioca como o “mais carioca dos cariocas”. A postagem gerou uma onda de comentários indignados. Muitos leitores demonstraram desaprovação, associando a homenagem a um suposto processo de aparelhamento ou perda de identidade das Forças Armadas. As expressões de insatisfação vieram de diferentes perfis, incluindo militares da reserva, civis simpatizantes das Forças Armadas e cidadãos comuns.

Medalha para militares que realizaram saltos de paraquedas e civis que se destacaram no relacionamento com os paraquedistas


A Medalha Mérito Aeroterrestre destina-se a condecorar os militares paraquedistas do Exército Brasileiro, da ativa ou na inatividade… e … poderá ser concedida a medalha de bronze, com passador de bronze, aos militares, da ativa ou na inatividade, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira ou das Forças Auxiliares, ou estrangeiro e personalidades civis, mesmo não sendo paraquedistas, mas que tenham se destacado no relacionamento profissional e na manutenção dos laços de amizade com a Bda Inf Pqdt ou o Cmdo Op Esp”

Abaixo, alguns dos comentários mais emblemáticos publicados na rede social, transcritos na íntegra:

  • 😂😂😂misericórdia!! Triste realidade 😢”
  • 🤦🏻‍️🤦🏻‍️🤦🏻‍️🤦🏻‍️🤦🏻‍️ Aí não, a velha brigada nunca aceitaria isso😡😡😡😡 ARREGO”
  • “O exército parece ter deixado de ser guerreiro para ser puxa saco.”
  • “Absurdos do Exército. Condecorações que desmerece o que é HONRA”
  • “O EB só perde moral”
  • “O EXÉRCITO que se preocupava com o POVO, acabou! Essa galera que está no comando hoje, foram os DOUTRINADOS no passado.”
  • “Parece que os altos escalões militares, querem garantir benefícios, mais mimos e aposentadorias.”
  • “Depois de tentar um segundo golpe de estado, já mostraram quem são. Nada pela nação, tudo pelo poder!”
  • “Politicagem”
  • “O Tartaruga Touche aí é o perfeito paraquedista ao contrário! Cai do nada em qualquer lugar, sem saber de porra nenhuma.”
  • “Vergonha alheia.”
  • “O duque de Caxias deve está batendo os ossos dentro do caixão 
  • “É igual aquele ‘A alma mais honesta do mundo’ vergonha, os pracinhas da FEB tem vergonha de vcs”
  • “Essa brigada paraquedismo sempre foi embusteira pra caralhoooooo”
  • “Mas que ato infeliz! Eduardo Paes e CrimOrg são a mesma coisa.”

Apesar da predominância das críticas, houve também alguns comentários em defesa da homenagem, argumentando que se trataria de uma formalidade institucional. Um internauta, por exemplo, escreveu:

“Uma Instituição homenageando uma autoridade de sua cidade…”

E outro comentou:

“…relações institucionais apenas… não é pessoal mas sim funcional… instituições coesas, harmônicas e forte fazem um Estado forte… é só estudar um pouco de filosofia pra entender…”

Ainda assim, tais tentativas de contextualização não foram suficientes para conter a insatisfação generalizada. Poucos minutos após a postagem já se acumulavam dezenas de comentários negativos, que apontam para um sentimento de desalinhamento entre a base das Forças Armadas e seus comandantes no que diz respeito ao simbolismo e ao valor das condecorações militares.

A discussão gerada nas redes sociais demonstra que atos simbólicos como esse podem reverberar intensamente entre o público civil e militar, sobretudo em um ambiente de polarização política e ceticismo institucional.

Robson Augusto Revista Sociedade Militar

Medalha do Mérito Terrestre, ou Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre, é uma condecoração concedida a civis e militares, nacionais ou estrangeiros, e entidades que contribuam para o desenvolvimento da história militar terrestre do Brasil.

O QUE ESSE PREFEITO 71 CONTRIBUIU PARA A HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE NO BRASIL? SE REALMENTE FOR VERDADE É MAIS UMA VERGONHA CAUSADA PELO EXÉRCITO, MAIS AINDA VINDO DA BRIGADA PARAQUEDISTA. AQUI PONTO CHEGOU AS FORÇAS ARMADAS BRASILEIRA.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

Rubens Paiva o Mártir que Matou muita gente

USAID FRAUDOU AS ELEIÇÕES DO BRASIL E AS CHAMOU DE “AÍD”