Um general de brigada foi condenado a mais de dois anos de prisão nessa terça-feira no Superior Tribunal Militar

 

General condenado nessa terça-feira: Quebra de confiança no Exército Brasileiro.

Um general de brigada foi condenado a mais de dois anos de prisão nessa terça-feira no Superior Tribunal Militar.

A decisão que condenou um general de Brigada nessa terça-feira no Superior Tribunal Militar trouxe à tona reflexões profundas e necessárias sobre ética, responsabilidade e o sistema judicial militar brasileiro. Em um processo extenso e controverso, com ministros visivelmente incomodados com o julgamento de um oficial general, o Superior Tribunal Militar (STM) impôs um veredito duro.

O representante do MP argumentou que o oficial general, que é médico, recebeu vantagens absolutamente indevidas… “prova… absolutamente escancarada”, disse o Ministério Público.

MPM em julgamento de general.

A Fundamentação da Condenação.

O Ministro Farias chegou a dizer que lamentava muito “pela qualidade e competência médica do réu, muito conceituado tecnicamente no Exército Brasileiro… a defesa não trouxe a fundamentação consistente e necessária para convencer e derrubar o pedido condenatório“.

Acatando a proposta da dosimetria do Ministro Coelho, o STM condenou o General Andrade a uma pena de 2 anos, 4 meses e 24 dias de reclusão, sem direito ao benefício do sursis. A decisão baseou-se na continuidade delitiva, conforme previsto no Código Penal Militar, estabelecendo que o réu cometeu o crime de corrupção passiva em pelo menos três ocasiões documentadas, envolvendo montantes significativos.

Os ministros ressaltaram a gravidade da conduta de um oficial de alta patente que, ocupando uma posição de destaque, deveria personificar os valores de integridade e transparência das Forças Armadas. Conforme argumentado no voto divergente do Ministro Barroso, “para um oficial de alta patente, a percepção de ética e dever deveria estar acima de qualquer dúvida, sendo inadmissível que tais ações ocorram sob sua responsabilidade”.

Robson Augusto – Revista Sociedade Militar



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Elon Musk cria site para expor ao mundo os “crimes de Moraes”

PL corre sério risco de não eleger seus candidatos no Rio de Janeiro

NÃO FOI A ENCHENTE QUE MATOU AS PESSOAS